Posso eliminar parte da retenção de água em excesso numa semana?




De uma forma introdutória, é fundamental realçar que existem 2 tipos de retenção:
São elas a retenção intracelular e a extracelular.

Na retenção intracelular o volume de água depende das concentrações intracelulares de fosfato e potássio. (Tipo de retenção que está dento do músculo, dando a sensação de músculos mais cheios e duros)

Já no caso da retenção extracelular, o volume de água depende das concentrações extracelulares de sódio e cloro. (Retenção mais associada ao aspeto esponjoso e inchado)


Alguns dos fatores que podem acentuar o grau de retenção criado podem ser:

- Uma temperatura mais elevada do ambiente;
-Ingestão excessiva de hidratos de carbono;
-Pressão atmosférica (viagens de avião);
-Ficar muitas horas sentado ou parado;
-Ficar sob situações de maior stress;
-Abuso de estimulantes (ex. cafeína);
-Poucas horas de sono;
-Má alimentação;
-Alimentação com excesso de sal/ açúcar/ gordura;
-Consumo de álcool;
-Baixa ingestão de líquidos;
-Certos medicamentos (ex: antibióticos, antinflamatórios, contracetivos orais);
-Tabagismo, etc.


Retenção não é sinonimo de gordura, sendo que é possível perder gordura mas ficar com aquele aspeto inchado à mesma por não conseguir eliminar a retenção. Por outro lado, quem tem tendência a acumular gordura , faz mais retenção de líquidos, pois a gordura dificulta a circulação sanguínea, levando à saída dos líquidos para fora dos vasos, originando assim maior retenção de líquidos.

Há duas hormonas que atuam de forma muito importante na presença ou não de retenção no corpo .
A primeira é a ADH (Hormona Anti Diurética),sendo uma hormona essencial para o funcionamento do corpo.
Ora 70% do corpo é água, e é aqui que entra a ADH. Quando os níveis de agua baixam consideravelmente no corpo, a ADH entra em ação , agindo diretamente nos rins, reduzindo a sua capacidade de eliminação de líquidos. Logo , menos agua ingerida leva a uma maior retenção.
Como contrariar isso? Ingerir água. (mais fácil é impossível).

A outra hormona é a Aldosterona , produzida para realizar o equilíbrio eletrolítico no nosso corpo, principalmente a nível de 2 minerais, o sódio e o potássio.
Quando os níveis de sódio caem a pique no nosso corpo, a aldosterona é libertada e assim acaba por ser reduzida a capacidade de eliminar sódio no corpo, constatando assim que níveis altos de aldosterona levam a uma maior retenção de sódio no corpo (consequentemente uma maior retenção de água).
Por oposição, altas quantidades de sódio no corpo também aumentam a aldosterona, levando a uma retenção de líquidos mais acentuada.

Por outro lado, níveis muito altos ou muito baixos de potássio também aumentam a aldosterona acabando assim por se reter líquidos também.


OU SEJA , DEVE HAVER SEMPRE UM MEIO TERMO NO QUE TOCA A INGESTAO DESTES DOIS MINERAIS.

Assim , não é correto ter a famosa fobia ao sal , pois já reparamos que a grande ingestão do sal prejudica a níveis de retenção , no entanto a pouca ingestão do mesmo acaba por ter efeitos idênticos.
Deve haver um equilíbrio , ingerir 4 a 7 gr de sal é o recomendado , de modo a que não seja uma ingestão excessiva mas também não seja uma ingestão mínima , conseguindo-se manter os níveis de aldosterona estáveis no corpo , e assim eliminar a retenção excessiva .
A nível da ingestão de água , valores entre 30 a 50 ml por kg corporal são aceitáveis de modo a evitar alguns problemas com o nosso amigo ADH.



“Ok Bernardo , então se eu tiver cuidado principalmente com esses dois aspetos vou conseguir eliminar a retenção rapidamente?”
Sim… e não..
O processo de perda de retenção é algo gradual, demora tempo, pois também demorou tempo a ganhar-se a retenção.
No entanto há métodos para acelerar este processo!


Um bom protocolo para dar um “choque” ao corpo e eliminar parte da retenção de maneira rápida, de modo a que depois seja possível continuar a eliminar a retenção de forma gradual , é a chamada “ carga de água e sal” no corpo.

Um exemplo seria:
DOM- 5 a 6 litros de água, SEG-7 A 8 litros de água, TER- 9 litros de água, QUA-10 litros de água, QUINTA- 11 litros de água, SEX- 7 a 8 litros de água, SAB- 4 a 5 litros de água.
Com esta técnica, ocorre a inibição da hormona ADH.

A nível do sódio , de modo a trabalhar com a aldosterona , podemos fazer um protocolo do género da água:
DOM- 7 gr de sal , SEG-6 gr de sal , TER-5 gr de sal , QUA-5 gr de sal , QUI- 4 gr de sal , SEX- 4 gr de sal , SAB- 4 gr de sal.

Deste modo os níveis de retenção no corpo vão ter uma mudança notória em apenas uma semana , fazendo com que os níveis de sódio e água no corpo estejam a níveis mais normais a partir do sábado , levando o corpo a ter níveis de sódio–potássio e ADH estáveis , entrando numa fase em que o corpo se livra daquela retenção exagerada , sendo agora a altura de começar uma alimentação adequada a nível de comida , ingestão de sal e água , de modo a não voltar a ter aquele efeito retido como dantes.

É de salientar que este tipo de processo não é recomendado de fazer muitas vezes , pois a ADH e a ALDOSTERONA não vão reagir tão bem por se irem habituando , fazendo com que para que este processo volte a resultar se tenha de aumentar as doses de ingestão, passando para valores nada saudáveis.



Comentários