Óbvio que sim . Podes ser saudável sem praticar nenhum desporto. Estranho?
Hoje em dia, pela a procura constante de uma forma física xpto e de hábitos de vida mais saudáveis , vemos alguns conceitos do “mundo fit” a serem mal utilizados e interpretados .
Em primeiro lugar, há que separar os termos , “atividade física”, “exercício físico” , e “desporto” .
-Atividade Física – exige movimento a nível físico , havendo assim um gasto de energia ( trabalho , recreação, passeio ) .
-Exercício físico – Inclui atividade do físico , é planeado , tem objetivos , é repetitivo . ( ida regular ao ginásio para ter hábitos saudáveis) .
-Desporto – O corpo é visto como uma máquina para alcançar resultados , tendo regras especificas e envolvendo competição .
Devido à educação imposta desde cedo às crianças, muitos se recusam a praticar exercício físico, porque em pequenos e por imposição dos pais praticaram um desporto no qual não se destacaram, não gostaram, ou até se lesionaram, e olham para toda a prática a nível do físico como algo que lhes recorda dor e incapacidade.
As crianças deviam começar a ter educação física desde os primeiros anos de vida para terem uma boa noção corporal, utilizarem o corpo para realização correta de movimentos, terem bons hábitos e, se for da sua vontade, também praticarem desporto.
Na história, o exercício físico surgiu como um método utilizado para aumentar a mão de obra, pois observava-se que os escravos, pelo trabalho físico que realizavam, tinham boa capacidade física e viviam mais que certas pessoas de altos cargos que tinham hábitos sedentários.
O desporto não é o método mais saudável (a nível de utilização do corpo). Muitas pessoas vêm o corpo como uma simples ferramenta para ganhar, por isso “vale tudo” para vencer e não olham a meios.
Em certos desportos há restrições especificas a nível alimentar, tendo muito impacto a nível psicológico (sacrifícios que se fazem para alcançar os resultados que são exigidos pelos clubes e identidades superiores(abdicar de festas, de tempo de qualidade com outros, férias escolares, privações de comidas.. ). Depois , quando acabam a carreira querem experimentar o que não tiveram, aplausos que recebiam de 60 mil, aprenderam a viver assim e, no fim da carreira não têm essas pessoas a aplaudir, levando à ideia de “inútil”. Alguns tambem ficam em baixo de forma quando acabam a carreira porque tinham os “cuidados” apenas porque era obrigatório e exigido e não porque partia deles em busca do seu bem estar.
Desporto é bom para desenvolver competências de rotinas, valores, trabalho de equipa, luta pelo objetivo, incutir estilos de vida em prol de objetivos. Em certos casos pode surgir como um “escape” à sociedade, levando alguns à sua prática para fugirem aos maus vícios. Surge também como um método de defesa de pessoas que, a nível intelectual não se conseguem destacar e se sentem incapazes, levando a que descubram que são bons nessa vertente física e, de algum modo, se sintam úteis.
Já nivel da aparência , ter uma boa forma física não é sinónimo de SAUDE. Há pessoas que praticam exercício físico e, apesar de não terem a melhor “aparência física” conseguem fazer movimentos e exercícios (por exemplo, flexibilidade, subir objetos…) que outros com melhor forma física não conseguem.
O método mais saudável para o bem-estar do corpo é a prática regular de exercício físico.
Devemos aliar também hábitos alimentares corretos e tempo de descanso qualitativo (descansar não é estar nos telemóveis nas pausas. O nosso corpo não foi feito para isso. Devemos levantar-nos, andar, falar).
Portanto SIM, é possível ser saudável sem praticar desporto, e está ao alcance de qualquer um.
Com isto não estou a dizer para nao fazeres nenhum tipo de desporto. Se gostas do que fazes , então continua . Apenas nao é regra fazer desporto para ser saudável
Comentários
Enviar um comentário