30% treino e 70% dieta . Será regra geral?


Slogan usado por muitas marcas ligadas a alimentação/suplementação.

Em parte é verdade, a nutrição tem um peso maior do que o treino no que toca a resultados físicos.
No entanto não concordo que seja tudo “chapa 5”. Esta mensagem por vezes é mal interpretada e leva algumas pessoas a pensar que estes 70% / 30% têm a haver com o esforço que é realizado nas 2 vertentes (dieta e treino).
Vamos por casos.

Uma pessoa com excesso de peso e o pretendo perder , posso faze-lo através de uma boa alimentação . Se quiser perder peso e ficar tonificado ou ir ganhando massa muscular ao mesmo tempo, então o treino será algo também importante aliado sempre a uma alimentação adequada. O que vai pesar mais aqui? Será que é a alimentação ou o treino? Pois bem.. se falhar no treino mas fizer bem a alimentação, de certeza que vou perder peso a mesma . Agora , se falhar na alimentação mas fizer o treino bem , de certeza que os resultados vao demorar mais tempo a aparecer (se é que vao aparecer) . “Ah mas eu antes comia super mal e agora entrei para o ginásio e perdi 3 kg , no entanto continuo a comer mal” . Sherlock !! Claro que perdeste peso, o teu corpo antes era sedentário e a taxa basal do mesmo era reduzida . Se lhe estás a dar um “choque” com a entrada do treino na tua rotina é obvio que vais perder peso porque a tua taxa basal aumenta! No entanto não fiques à espera de continuar a perder peso para sempre ou de ficar trincado(a) porque para além de nao forneceres ao teu corpo a comida e os nutrientes que ele precisa, ele vai simplesmente estagnar e a gordurinha chata que tens e que queres tirar... pois , vai ficar ai.
No entanto se for focado no treino e na alimentação e cumprir tudo , de certeza que os meus resultados vao ser melhores do que se so cumprir metade no treino e metade na alimentação. Agora se achas que nao consegues dar 100% , então dá o que podes , que os resultados podem demorar mais a vir mas vêm ! Desistir é que não .

No entanto no que toca a perda de peso notamos que se só realizarmos um dos dois (treino ou alimentação) , a alimentação tem um papel importantíssimo, bem mais do que o treino .
Passando para outra situação.

Em casos como atletas de alta competição, culturismo, fitness , em que a performance ou a perfeição estética são PRIORIDADES , não é sensato dizer que o treino conta 30% e que a alimentação conta 70% . Para chegar a chamada perfeição, a alimentação tem de contar 100% e o treino outros 100% . Por algum motivo vemos alguns atletas com boa genetica que ate podem comer o mesmo, no entanto os progressos físicos são notoriamente diferentes . Porquê? Porque um treina como se fosse o ultimo treino da sua vida, e o outro treina so por dizer que treina. (Muitos ja desaprendem de treinar por terem a mentalidade errada)
Eu ja fui assim e com certeza que ha pessoas que o foram ou são. Antes eu ouvia que bastava dar 30% no ginásio, e então acabava por nunca me superar no treino . Tanto valia se fazia 15 repetições com 30 kg ou 15 repetições com 15 . Ate que mudei de mentalidade e me apercebi que se treinar no meu limite , consigo melhores resultados do que se so treinar ali nos 30% .


RESUMINDO
Para uma pessoa “normal” que apenas quer ter uma boa forma física e ser saudável, então esse lema dos 30% treino e 70% dieta pode ser aplicado .
No entanto para alguém que se quer superar e ter os melhores resultados, então é melhor dar 100% nas duas vertentes , ou se 100% nao der, o máximo que conseguirem . Mas façam-no

Comentários